Direção Executiva, Direção Artística e Curadoria Geral
Sissa Aneleh Batista de Assis
Idealizadora e fundadora do Museu das Mulheres - Museu DAS.
Doutora em Artes Visuais (UNB) e Mestra em Artes (UFPA), Historiadora da Arte, Professora Universitária, Diretora Artística e Curadora. Licenciatura Plena em História e Licenciatura em Pedagogia. Bacharel em Administração de Empresas e Marketing. Pesquisadora de História da Arte, Mulheres Artistas, Arte Brasileira, Arte Decolonial e Poéticas Curatoriais. Realizou cursos técnicos na área de direção de cinema (SP, 180h) e teatro (RJ, 360h) com registro no SATED/RJ.
Em sua dissertação de mestrado e na tese de doutorado analisou a arte brasileira feminina contemporânea. Possui publicações de artigos científicos completos em anais de congressos (nacionais e internacionais), livros (Chile, Colômbia, Portugal e Brasil) e revistas acadêmicas A2 e B1 (Portugal). Participa como membro do grupo de pesquisa História da Arte feminista e decolonial - Atrevidas (UnB).
Tese de Doutorado
Vertentes e Vetores da Fotografia Artística Feminina no Pará: 1980-2010.
Curadoria de Exposições
Exposição Coletiva Trajetórias Femininas: primeira geração de artistas plástica de Brasília na Caixa Cultural de Brasília (presencial, 2023).
Aguapé - intervenção nos espelhos d'água do Museu de Gisel Carriconde e Isabela Couto no Museu Nacional da República (Brasília, presencial, 2023).
Exposição Resistência Latinamérica, individual de Gabriela Noujaim no Museu da República do Rio de Janeiro (presencial, 2023).
Exposição Coletiva Poéticas do Feminino no Espaço 8 Casa Cultural (São Paulo, presencial, 2023).
Exposição Coletiva Olhares: uma janela histórica para a independência na Caixa Cultural (Brasília, presencial, 2022).
Exposição Olhos de Giz com Camila Koschdoski e Beatriz Brandão no Centro Cultural Parque das Ruínas (Rio de Janeiro, presencial, 2022).
Exposição Coletiva Elogio ao Feminino (Brasil, Museu das Mulheres, virtual sala 3D, 2022).
Exposição Clarice Gonçalves - Partituras Performáticas na Galeria deCurators (Brasília, presencial, 2021).
Exposição Latinamerica de Gabriela Noujaim no Museu Nacional da República (Brasília, presencial, 2021).
Mostra Coletiva de Artes Visuais MAV-BXD (Rio de Janeiro, virtual, 2021).
Mostra Coletiva Suburbanidades: o lugar da periferia na arte contemporânea (UFRJ, virtual, 2020).
Direção, Produção Executiva e Curadoria de Cinema
Programação de cinema do Museu das Mulheres
Direção Geral e Curadoria
Mostra de Cinema Elas estão na Direção na Caixa Cultural de Brasília (DF, presencial, 2023).
Direção Geral
I Mostra de Cinema Sobonfu Somé com cineastas negras (híbrida, presencial e virtual, 2022).
Produção e Curadoria de Sessões Especiais e Estréias
Filme documentário Explante de Ingrid Gerolimich no Cine Brasília (DF, presencial, 2022).
Artista Visual
Exposição Coletiva Internacional Panoramas 2021, obra multimídia na instalação do INLETS (Valência, Espanha). Link https://www.even3.com.br/panoramas2021
Experiência Profissional Acadêmica
2021-2022
Universidade Mauá
Professora na Universidade Mauá, campus Brasília, na graduação de Artes Visuais, ministrando disciplinas de Escultura e Texturização Digital.
2018-2020
Universidade Católica de Brasília
Professora e Coordenadora de graduações na Universidade Católica de Brasília (2018-2020) em Artes Visuais, Filosofia, Gestão de Marketing, Administração e outras graduações. Ministrou disciplina de MBA em Marketing Educacional.
2015-2016
Universidade de Brasília
Professora substituta em Artes Visuais e História da Arte na Universidade de Brasília nas disciplinas: Curadoria, História da Arte, Arte Brasileira, Teorias da Arte Moderna, Vanguardas Históricas Artísticas, Arte Moderna, Arte Contemporânea e Arte pré-Histórica. Professora Orientadora de TCC no curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Artigos Periódicos Internacionais
Artigos completos publicados em periódicos internacionais nas Revistas da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Portugal.
A2 A artemídia amazônica na obra-processo: Água em seu fluir na maré. Revista Estúdio (2019).
B1 A natureza é a obra de arte: projeto para Salvaguardar Pedras. Revista Croma (2019).
http://croma.belasartes.ulisboa.pt/C_v7_iss13.pdf
B1 O humano primevo, mutante e híbrido na arte fotográfica. Revista Croma (2013).
https://issuu.com/fbaul/docs/croma1/99
B1 Quando a arte não cala. Revista Gama (2013).
https://issuu.com/fbaul/docs/gama1
A2 A mulher e a arte urbana amazônica: o grafite feminino de Drika Chagas. Revista Estúdio (2012).
https://issuu.com/fbaul/docs/est__dio5_2012/86
A2 A simbiose visual de Roberta Carvalho: a árvore humana na arte contemporânea da Amazônia brasileira. Revista Estúdio (2012).
Capítulos de livros de artes visuais e arte-educação
2021 - Paisajes, realidades y artes virtuais en el proyecto Festival Amazônia Mapping. In. XX Festival Internacional de Imagens INTER / SPECIES. Colômbia (2021).
2018 - A responsabilidade da arte-educação com o outro, o mesmo e o diferente. In: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva; Isabela Frade; Federico Buján; Maricel Gómez de la Errechea Cohas. (Org.). Investigación y Formación Docente en Artes Miradas desde América Latina. 1ed.Santiago do Chile: Universidad de Santiago do Chile e Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, 2018, v. 1, p. 156-167.
2016 - Acervos do Norte Contemporâneo: experiências de exibição e constituição de acervo artístico em Belém do Pará. In: Outros objetos do olhar: história e arte. 1 ed. Niterói: LABHOI/UFF, 2016.
http://www.labhoi.uff.br/outros-objetos-do-olhar-historia-e-arte
2013 - Discursos, Poéticas e Identidades femininas nas aulas de arte-educação contemporânea. In: Universidade do Porto, Portugal. (Org.). CULTURA VISUAL, SUJEITO E EDUCAÇÃO. 1 ed. Porto, Portugal: i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2013, v. 1, p. 19-24.
Artigos Recomendados
Sorrisos e abraços na arte tecnológica de Artistas Amazônicas Brasileiras. Seminário Internacional #20 Arte e Tecnologia, Valência, Espanha (2021).
Estratégias de vida, afeto e resistência nos processos de isolamento e de criação artística da artista Clarice Gonçalves. IV Seminário Internacional de Cultura Visual, SIPACV, Goiânia (2021).
https://seminarioculturavisual.fav.ufg.br/n/103483-anais-todos
As marcas existenciais do corpo íntimo em fotografias de mulheres artistas. In: XXV Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas; Compartilhamentos na arte: redes e conexões, 2016, Porto Alegre.
http://anpap.org.br/anais/2016/simposios/s7/sissa_aneleh_batista_assis.pdf
Africanidade, arte feminina e ritualidade na Amazônia brasileira. In: XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação., 2016, Rio de Janeiro/Campinas. Anais XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação. Campinas: Universidade de Campinas, 2016. v. 1. p. 238-246.