top of page
Captura de Tela 2022-11-01 às 14.29.41.png

Mostra de Cinema Sobonfu Somé

Realização: Museu das Mulheres
Direção Geral: Sissa Aneleh
Coordenação Geral: Ingrid Gerolimich
Curadoria e Programa Educativo: Renata Parreira
Produção: Motriz Produções

Modalidade: híbrida e itinerante
Período: 01 Nov a 18 Dez de 2022

Em 2022, lançamos na programação anual do Museu das Mulheres a primeira edição da Mostra de Cinema Sobonfu Somé com Direção Geral de Sissa Aneleh, Coordenação Geral de Ingrid Gerolimich, Curadoria e Programa Educativo de Renata Parreira. Nesta edição voltada para o protagonismo de mulheres negras, convidamos as realizadoras Edileuza Penha (DF), Flora Egécia (DF) e Marisol Kadiegi (Angola, DF) para exibirem seus filmes com temáticas do cinema negro. Somam-se à mostra circulação itinerante nacional, programa educativo, atividades presenciais e virtuais. Tal mostra foi inspirada na africana Sobonfu Somé da tribo Dagara localizada na África Ocidental, cujo nome significa A Mantenedora do Ritual. Sobonfu circulava nas comunidades ensinando a sabedoria dos relacionamentos e da ancestralidade, da conexão entre o espírito da intimidade e a comunidade.

Assista mais vídeos no canal do Youtube 

cor-branca.png

Das Raízes as Pontas
Direção: Flora Egécia (DF)

Gênero: Documentário. Duração: 20'. Ano: 2015.

Sinopse: Luiza tem 12 anos e fala com orgulho de seu cabelo crespo e sua ancestralidade. A história de Luiza é uma exceção. O cabelo crespo como elemento do tornar-se negro e ato político. Os entrevistados, dos mais diversos perfis falam sobre o papel do cabelo crespo como elemento do tornar-se negro e como ato político contra imposições estéticas.  Questionar os padrões de beleza, que são impostos cada vez mais cedo, além de tratar a afirmação do cabelo crespo como um dos elementos fundamentais da identidade negra são a principal temática do filme, que também avalia a aplicação da Lei 10.639/03 que regulamenta o ensino da História Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras.

cor-branca.png

Mulheres de Barro
Direção: Edileuza Penha (DF)

Gênero: Documentário. Duração: 20'. Ano: 2015.

Sinopse: Em meio aos relatos de suas histórias de amor, 12 mulheres paneleiras e congueiras de Goiabeiras Velhas (ES) confeccionam panelas de barro com a mesma força e destreza com que a vida moldou seus destinos e afetos. O documentário Mulheres de Barro, de Edileuza Penha de Souza, mostra como o ofício deu sentido a essas vidas sofridas, garantindo uma velhice tranquila e sobretudo prazer.

cor-branca.png

Entre o Rasto e o Rosto na Alma dos Khoisans do Cunene
Direção: Marisol Kadiegi (DF)

Gênero: documentário. Duração: 56'. Cidade: Luanda, Cunene. País: Angola, África.

Sinopse: Foi na região fronteiriça, Namibia/Angola, na Provincia do Cunene, nas Comunas de: Namacunde, Nehone, oshimolo-Okafima, Mupa e Mokolongondjo onde foram recolhidas informações para a realização deste documentário. Os khoisans, povo nômade de pequena estatura com rugosidade da pele e cor amarelo torrado, ocupam a faixa sul de Angola, sua língua é caracterizada pelo uso de cliques. Com base alimentar naquilo que é oferecido pela natureza, embora alguns já aculturados, ainda é possível perceber a essência cultural presente nestas comunidades. Entre o Rosto, pela primeira impressão visual, depois no Rasto por serem nômades e, finalmente, na Alma pela percepção de seus hábitos e costumes deste povo em busca diária de melhores condições de sobrevivência. Mais do que um documentário, este filme, tem como propósito, sensibilizar os demais povos do país Angola para a solidariedade e o respeito da memória na constituição desta nação.

bottom of page